top of page
Buscar
  • Foto do escritorLucedile Antunes

Conheça as soft skills que podem te ajudar a se destacar no emprego temporário?


Fim de ano chegando, e para muitas pessoas, é a grande oportunidade de fazer uma renda extra para atender ao aumento das vendas relativas ao Natal deste ano.


Segundo pesquisa recente da CNC – Confederação Nacional do Comércio, as vagas no fim de ano no comércio devem ter maior número de vagas temporárias desde 2013. A previsão é de abertura de 109,4 mil vagas contra 115,5 mil postos, abertos em 2013.


Muitas pessoas me perguntam: Quais são as soft skills importantes que podem me destacar, em relação aos demais candidatos a uma vaga na área de vendas?


Vamos lá:


A soft skills que gostaria de destacar é a comunicação assertiva.


Pense em algumas pessoas que você conhece que se comunica muito bem. Agora escreve aí numa folha as características delas.


Vou compartilhar com você algumas características de pessoas que tem uma ótima comunicação assertiva:


• Elas têm sensibilidade para perceber a necessidade do outro

• Confirmam sempre o entendimento para se assegurarem que conseguiram compreender o outro, e também, para terem a segurança que o outro as compreendeu

• Tem clareza e analisam os fatos para terem boas argumentações mas sem faltar com a verdade

• Tem uma escuta presente, e isso as fazem se destacar, pois neste mundo acelerado, cada vez menos as pessoas estão escutando genuinamente

• Respeitam sem julgar


Outros fatores importantes são a linguagem corporal e o tom de voz. De acordo com os estudos conduzidos por Albert Mehrabian, conhecido por suas publicações sobre a importância relativa das mensagens verbais e não verbais, 93% da comunicação é representada pela linguagem corporal e pelo tom de voz.






Portanto, se observe, o seu tom de voz é alto demais ou é baixo demais? Isso causa incomodo no seu cliente, e nos colegas de trabalho também. E os seus gestos corporais. Muitas vezes caras e bocas, dizem mais do que muitas palavras. Se atente a isso.


Observe também se a sua comunicação não tem um tom um pouco invasivo. Sempre digo que muitas vezes o nosso erro não está no “o que estamos falando ou argumentando”, mas sim, no “como”. Dependendo de como nos colocamos, isso gera uma compreensão totalmente destorcida do que efetivamente gostaríamos de comunicar.


Ainda dentro da comunicação que é uma das soft skills mais importantes, gostaria de destacar a importância de você ter clareza no que quer comunicar, para quem, e qual objetivo final você quer alcançar com a sua comunicação.


E para fechar as minhas dicas desta reportagem, eu trago a iniciativa, como uma soft skill importante para você que vai buscar uma vaga de emprego temporário.


Trata-se da sua capacidade de buscar soluções. A pior coisa que existe são aquelas pessoas, que vivem se vitimizando, e sempre estão focadas em justificar o problema ou buscar culpados ao invés de buscar a melhor solução para o seu cliente.


Quando geramos uma experiência diferenciada para o nosso cliente, isso marca a sua relação com ele, e muito possivelmente ele retornará, em busca de repetir a excelente experiencia positiva que vivenciou com você.


Espero que estas dicas possar te trazer consciência do que de fato pode te tornar um candidato diferenciado. Boa sorte!!!




(*) Lucedile Antunes - Idealizadora dos livros best-sellers pela revista VEJA “Soft Skills: competências essenciais para os novos tempos” e “Habilidades do Futuro para o Profissional do Agora” e do mais recente lançamento do livro “Soft Skills Kids: Como desenvolver as habilidades humanas nas crianças para se tornarem adultos bem sucedidos” publicados pela Literar Books Internacional, CEO da L. Antunes Consultoria & Coaching, uma das referências no Brasil, no desenvolvimento de Soft Skills, Palestrante, Coach e Mentora de carreira, apaixonada pela evolução das pessoas e uma entusiasta por estimular transformações através da expansão de consciência, inspirando as pessoas a assumirem seu protagonismo experimentando novas formas de agir e pensar, obtendo resultados completamente diferentes. Coautora de diversos livros e artigos sobre desenvolvimento humano e organizacional, mãe da Julia e do Raphael.


Instagram: @lucedileantunes

Linkedin: LucedileAntunes


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page