top of page
Buscar
  • Foto do escritorLucedile Antunes

Excelência em Gestão para um negócio sustentável

Atualizado: 25 de jan. de 2020


Foi publicada no final de 2019 a ISO 9004:2019 que é pouco conhecida pelas pessoas.


Esta é uma norma criada pela ISO (Organização Internacional de Normalização) com o objetivo de prover orientação para as organizações alcançarem o sucesso sustentado em um ambiente complexo, exigente e em constante mudança.


Enquanto a ABNT NBR ISO 9001:2015 foca em prover confiança em produtos e serviços de uma organização, a ISO 9004:2019 foca em prover confiança na capacidade da organização para alcançar o sucesso sustentado.


Compartilho em primeira mão algumas novidades!!!


A ISO 9004:2019 aborda a melhoria sistemática do desempenho geral da organização. Isso inclui o planejamento, a implementação, a análise, a avaliação e a melhoria de um sistema de gestão eficaz e eficiente.


Fatores que afetam o sucesso de uma organização continuamente surgem, evoluem, aumentam ou diminuem ao longo dos anos e adaptar-se.


O mais interessante é que além de promover muitas diretrizes para elevar a maturidade dos Sistemas de Gestão, a ISO 9004:2019 contém uma ferramenta de auto avaliação, para que a organização possa avaliar o quanto está aplicando dos conceitos desta norma.


A auto avaliação contempla níveis de maturidade de 1 a 5. A ISO 9004:2019 entende que uma organização madura alcança o sucesso sustentado nos temas abaixo:


a) compreendendo e satisfazendo às necessidades e expectativas de partes interessadas;

b) monitorando mudanças no contexto da organização;

c) identificando possíveis áreas para melhoria, aprendizagem e inovação;

d) definindo e implantando políticas, estratégia e objetivos;

e) gerindo seus processos e recursos;

f) demonstrando confiança em suas pessoas, levando a maior engajamento;

g) estabelecendo relações benéficas com partes interessadas, como provedores externos e outros parceiros.

Nos nossos projetos de Consultoria Organizacional da L. Antunes Consultoria & Coaching, nós utilizamos as diretrizes desta importante referencia que é a ISO 9004, para aprimoramento dos Sistemas de Gestão.


Grande Abraço!


Lucedile Antunes é Consultora organizacional em “Processos” e “Pessoas”, Escritora, Coach e Palestrante. Contatos: (11) 98424-9669 lucedile@lantunesconsultoria.com.br

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page