top of page
Buscar
  • Foto do escritorLucedile Antunes

Grandes Tendências de Gestão

Atualizado: 25 de fev. de 2020



Tenho participado de muitos congressos nacionais e internacionais, cursos e palestras, e observo muitos termos novos sendo falados nesta nova era.


Então neste artigo, resolvi compartilhar com vocês, os principais temas da atualidade.

Vamos lá!! O primeiro termo refere-se a antiga economia, e o segundo está mais relacionado à nova economia.


No lugar de "empresa", agora se fala muito em empresas modelo “startup". Uma das definições que gosto bastante: trata-se de uma empresa inovadora, composta por um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando com custos baixos, mas que conseguem crescer rapidamente e gerar lucros.


Empréstimo vem sendo substituído por crowdfunding, onde por meio de plataformas colaborativas, muitas pessoas ou equipes já estão cadastrando seus projetos e conquistando o apoio de diversas pessoas para a sua realização. Trata-se do chamado crowdfunding, ou financiamento coletivo.


Escritórios são substituídos por grandes Coworkings.


Bussines Plan vem sendo aprimorado onde tem sido utilizado o MVP, que traduzindo significa: Produto Mínimo Viável. Fazer um MVP permite descobrir se, de fato, as ideias solucionam a dor do cliente.


Ao invés de mudar, vamos pivotar. Pivotar significa dar uma guinada no rumo de um negócio que não está atingindo o resultado esperado, mudando para um novo negócio ou buscando novas possibilidades, com base na própria experiência adquirida.


Projetos agora são conduzidos cada vez mais, dentro de metodologias ágeis.


KPI’s são substituídos por OKR’s. As metas de KPI representam o desempenho de um processo ou projeto já em vigor, enquanto as metas do OKR são um pouco mais desafiadoras e ambiciosas. Os OKRs fazem a ligação entre a ambição e a realidade, esta é a diferença.


Times hierarquizados são substituídos por Squads, que nada mais são, do que se criar pequenos grupos multidisciplinares dentro das Organizações, com objetivos específicos.

Clientes e colaboradores agora passam por uma Jornada, que tem como objetivo criar uma experiência única.


Ganhos incrementais agora são substituídos por ganhos exponenciais. As empresas buscam escalar.


Já aprendi o suficiente por lifelong learning, ou seja, estar em constante aprendizado.


Missão por propósito. Missão é a nossa razão de ser. Por exemplo, uma das minhas missões de vida, é despertar nas pessoas o seu potencial. Já o propósito é o porquê fazemos isso, qual a nossa intenção positiva ao realizar algo e qual o resultado que desejamos causar.


Estes são algumas de muitas palavras novas que ouço cada vez, com maior frequência.

As empresas da "velha economia" são rigorosas com os resultados e flexíveis com o propósito.


As empresas da “nova economia” são flexíveis com os resultados e rigorosas com os propósitos.


As empresas se preocupam em ficarem bons no que fazem, mas esquecem, que o que realmente elas devem dar foco, é em resolver as dores dos clientes, ou seja, nem sempre dar o foco em entregar melhor os meus produtos ou serviços, irá de fato resolver as dores dos nossos clientes.


Acho que isso explica muito, por exemplo, o sucesso da L. Antunes Consultoria & Coaching nesta jornada de 12 anos. Todos os dias ao me levantar para ir trabalhar, eu me conecto com o meu propósito, que é levar a leveza para a gestão das empresas e pessoas. E ao longo desta jornada eu busco constantemente resolver estas dores.

Portanto encontre o seu propósito pessoal e também na empresa.


E engaje o time a trabalhar por este propósito.


Também vejo que modelos de gestão pautados no comando e controle estarão fadados ao baixo crescimento, escala e engajamento. Os modelos sustentáveis, são pautados na cultura de partnership, onde todos ganham, o engajamento é total, somente pessoas movidas à desafios e empreendedoras são atraídas para este modelo, criando um alto grau de engajamento, e o negócio é escalado de forma muito mais exponencial.




Grande abraço!

Lucedile é casada com o Juliano Antunes, mãe da Julia e do Raphael, Palestrante, Coach e Consultora em gestão empresarial, apaixonada por pessoas e pioneira na utilização de ferramentas que mapeiam com precisão a essência do comportamento humano, elevando projetos e pessoas a outros patamares de maturidade.


Atua para todos que acreditam em evolução de pessoas e empresas, e que buscam atingir propósito e resultados, em uma era onde as soft skills serão o grande diferencial das pessoas” Contatos: (11) 98424-9669 lucedile@lantunesconsultoria.com.br

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page