Buscar
  • Lucedile Antunes

Liderança Feminina e as Soft Skills

Atualizado: Abr 19



Neste artigo vou abordar as soft skills mais importante para as lideranças, em especial a liderança feminina.

Uma das características mais importante em uma líder é desenvolver sua capacidade e o seu olhar sensível sobre as pessoas.

Isso te fará ser uma líder muito admirada e respeitada.

O cuidar do seu time, é o olhar que você deve dar para a sua gestão, para ter sucesso e ser diferenciada.

Muito provavelmente quando você assumiu seu cargo de líder de um time, muitas inseguranças estiveram presentes, provavelmente por falta de alinhamento de quem te promoveu, mas principalmente, porque novas atribuições devem ser aprendidas no cargo como líder.

E qual é o efetivo papel de um líder?

Vamos lá:

Um líder admirado e que inspira apresenta estas competências comportamentais abaixo:

- Lidera pelo exemplo;

- Respeito é a sua palavra de ordem, ou seja, seu valor mais presente;

- Desenvolve o time para que alcançar novos patamares nas suas carreiras;

- Agradecem;

- Dizem Nós;

-Reconhecem os talentos e conquistas;

-Constantemente dão feedbacks construtivos;

- Inspiram confiança e entusiasmo;

- Criam conexão e constroem alianças.

Estas são algumas das características mais importantes num líder.

O grande diferencial da liderança feminina está na sensibilidade da mulher, que por natureza, tem um olhar mais profundo no outro ser.


E isso faz a diferença na gestão de pessoas no dia a dia.

Então, se eu pudesse te dar uma dica de ouro, como especialista no tema soft skills, eu te daria a seguinte recomendação: Olhe para cada colaborador do seu time como um ser humano, que tem ali suas dores e necessidades, e utilize este olhar empático, sempre se colocando no lugar do outro, para gerar conexões genuínas.

Isso fará de você um líder muito humana, que identifica o melhor potencial de cada um e desenvolve, adquirindo desta forma uma grande admiração do seu time.

No livro Soft Skills – Competências Essenciais para os novos Tempos – Literare Books, idealizado por mim e reconhecido como um Best Seller pela revista Veja em dezembro/2020, eu selecionei as 33 softs skills mais buscadas pelas empresas nos profissionais do agora.

link para compra do livro:



Nos meus trabalhos como consultora e mentora organizacional, observo muitos líderes tóxicos ou mesmo lideres que são desligados das organizações e que tecnicamente competentes e com vasta experiência, mas que lhes faltou, este olhar humano, e acima de tudo algumas soft skills, como por exemplo a capacidade de comunicar de forma efetiva, negociar, escutar seus colaboradores e outras partes de forma profunda e genuína, gerar empatia, entre outras.

Nunca se esqueça que a humildade é um valor primordial que é e sempre será a base de tudo. Ela te permitirá entrar sempre de mente aberta, para ser o melhor líder que você quer ser.

Espero que estas dicas deste artigo provoquem profundas reflexões sobre a líder que você é.

Reconheça seus pontos fortes e suas fraquezas. O autoconhecimento é o passo numero 1 para o seu autodesenvolvimento pessoal e profissional.

Faça seu mapeamento pessoal.


Com carinho

Lucedile Antunes mãe da Julia e do Raphael, Palestrante, Coach e Consultora em gestão empresarial, especialista no desenvolvimento de soft skills, apaixonada pela evolução das pessoas e pioneira na utilização de ferramentas que mapeiam com precisão a essência do comportamento humano, elevando projetos e pessoas a outros patamares de maturidade. Autora do Best Seller Soft Skills - Competências Essenciais para os Novos Tempos - Literare Books Internacional.


Contatos: (11) 98424-9669 | lucedile@lantunesconsultoria.com.br



5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo