top of page
Buscar
  • Foto do escritorLucedile Antunes

O que são: Power, Reals, Inners, Happiness, Soft Skills?



(*) Lucedile Antunes



Será que no fundo são apenas nomenclaturas para descrever categorias de soft skills? Virou até uma sopa de letrinhas. Power, Reals, Inners, Happiness, Wellness Skills......


Vamos entender o que o mercado pensa de cada uma delas e vou trazer aqui a minha visão e contribuições sobre o assunto


Brilhantemente no volume 1 da série de livros sobre Soft Skills que eu idealizei, o Luciano Meira traz o conceito de hard e soft skills.


As hard skills que podemos chamar de habilidades duras, aquelas que serviram e ainda servem à Humanidade em sua busca por sobrevivência e segurança, desde a época em que nossos ancestrais viviam em cavernas. São atualmente nossa capacidade técnica, nossas formações acadêmicas, nossa experiencia, etc


Já as Soft Skills que são nossas habilidade socioemocionais e comportamentais, aparecem na segunda metade do Século XX e neste início do XXI, como essenciais, pois quando vivenciadas, elas nos permitem construir relações mais sólidas, afinal de contas, somos 100% seres relacionais.


Segundo pesquisa do professor Jefrey Pfeffer, da Universidade de Stanford, revelou, em 2018, o fato de não começarmos a olhar para as soft skills tem trazido prejuízos econômicos catastróficos para as empresas, que estão perdendo rios de dinheiro na forma de evasão de talentos, desengajamento, aumento nos custos com planos de saúde, absenteísmo, processos trabalhistas, pessoas tóxicas e estresse crônico.


Isso mostra a importância de olharmos para as soft skills com as habilidades do presente para se tornar um ser humano melhor.


Nas minhas palestras quando me pedem uma dica profissional valiosa eu digo: seja acima de tudo um “ser humano”, pois nas organizações o que muitas vezes vemos, são robôs humanos.


Entretanto, nestas tendências no tema das habilidades humanas, surgiram derivações como: Power, Reals, Inners, Happiness, Wellness, etc.


Será que é apenas uma tendencia buscar nomeações diferentes? O fato é que todas são habilidades humanas e comportamentais.


As inner skills por exemplo, são habilidades intrapessoais. Esse é um conceito ainda novo no Brasil, pois as empresas estão percebendo a importância de desenvolver os seus profissionais enquanto indivíduos e não apenas enquanto um conjunto de pessoas. Elas têm haver com habilidades internas que se assemelham às virtudes humanas, necessárias para que você possa primeiramente estar bem consigo mesmo.

O fato é que muitas empresas e profissionais estão percebendo que é a partir delas que conseguimos impulsionar muitas outras, especialmente as Soft Skill.

Pessoas saudáveis, geram relações saudáveis e ambientes de trabalho saudáveis gerando melhores resultados. Empresas voltadas para as pessoas já enxergaram que olhar para estas skills, passou a ser meio de sobrevivência dos negócios.


As Inner Skills servem de alicerce para as outras habilidades por meio da espiritualidade, interioridade, propósito, inspiração, autoconhecimento e consciência.


As Happiness Skills também são as habilidades socioemocionais relacionadas ao propósito de elevar o bem-estar e a felicidade das pessoas. São elas: atenção plena, resiliência, generosidade, compaixão, gratidão, entre outras.


Falando das Power Skills, são as habilidades poderosas que empresas de ponta estão buscando nos profissionais do agora. Elas se referem ao conjunto de habilidades que vão diferenciar um grande talento de um profissional comum. Dentre elas podemos citar a comunicação assertiva, o pensamento crítico, a tomada de decisão, o auto gerenciamento das suas emoções, visão de futuro e de oportunidades, desenvolvimento de soluções rápidas, entre outras.


Já as Reals Skills são também as habilidades comportamentais necessárias e básicas para qualquer profissional Quando uma pessoa desgasta o clima organizacional, afasta talentos da empresa, desmotiva o time, entre outras questões, há um grande prejuízo financeiro.


Nesse sentido, além de uma mudança de denominação, a proposta é buscar pessoas com perfis de competência completos. Dentre elas podemos citar o autocontrole, a produtividade, a sabedoria para resolução de conflitos, para saber lidar com pessoas difíceis e ser criativo diante de desafios, a percepção tendo a capacidade de capturar a realidade com clareza, a influência, que traz a capacidade de convencer e levar as pessoas a agirem, entre outras


Percebam que as Real e as Power skills nada, mas são do que as skills básicas e do momento.


Já as wellness skills, são as habilidades que integram o bem-estar espiritual, emocional, físico e social.


Enfim todas habilidades humanas e comportamentais necessárias para a nossa evolução pessoal e profissional.


Se quiser aprofundar seus conhecimentos, você poderá encontrar estas skills abordadas nesta entrevista, nos meus livros Soft Skills volumes 1 e 2, e na Balanced Skills que será lançado até o final deste ano.




(*) Lucedile Antunes - Idealizadora dos livros best-sellers pela revista VEJA “Soft Skills: competências essenciais para os novos tempos” e “Habilidades do Futuro para o Profissional do Agora” e do mais recente lançamento do livro “Soft Skills Kids: Como desenvolver as habilidades humanas nas crianças para se tornarem adultos bem sucedidos” publicados pela Literar Books Internacional, CEO da L. Antunes Consultoria & Coaching, uma das referências no Brasil, no desenvolvimento de Soft Skills, Palestrante, Coach e Mentora de carreira, apaixonada pela evolução das pessoas e uma entusiasta por estimular transformações através da expansão de consciência, inspirando as pessoas a assumirem seu protagonismo experimentando novas formas de agir e pensar, obtendo resultados completamente diferentes. Coautora de diversos livros e artigos sobre desenvolvimento humano e organizacional, mãe da Julia e do Raphael.


Instagram: @lucedileantunes

Linkedin: LucedileAntunes

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page