top of page
Buscar
  • Foto do escritorLucedile Antunes

Recolocação no mercado de trabalho


Você já pensou o que pode te diferenciar dos demais candidatos na hora de se recolocar?


A primeira reflexão que recomendo você fazer é sobre como está a diversidade da sua rede de relacionamentos.


Relacione 5 pessoas que você mais convive. Avalie seus comportamentos, atitudes, perspectivas, opiniões, mindset. O escritor americano Jim Rohn, diz que nós somos a média das cinco pessoas com quem passamos mais tempo. Em outras palavras, o meio em que vivemos inevitavelmente influencia nossas ações, pensamentos e sentimentos, e isso reflete em todas as áreas da vida: pessoal e profissional, principalmente.


Após fazer essa reflexão pode ser que você conclua que sua rede de relacionamentos seja composta de pessoas muito iguais a você. Provavelmente porque é muito cômodo para lidar com pessoas que pensam igual a nós, então por consequência, atraímos pessoas iguais a nós. Se você identificar que isso está acontecendo, recomendo que você procure conhecer e se relacionar com pessoas diferentes. Isso te fará sair da zona de conforto, abrirá a visão para se reinventar, praticar a empatia, compreender outros pontos de vista e aprender coisas novas.


Olha só quantas soft skils você poderá desenvolver com uma rede de relacionamentos com mais diversidade.


E o que são soft skills? São as habilidades socioemocionais. Mas afinal, por que as soft skills são tão importantes?

Porque elas estão relacionadas às nossas habilidades de se relacionar, de interagir com o outro. Quando temos essas habilidades comportamentais bem desenvolvidas, conseguimos, por exemplo, vender muito melhor as nossas ideias, nos comunicar com clareza, gerenciar nossas emoções quando praticamos a empatia, ser resilientes quando temos a capacidade de lidar com problemas, superar obstáculos, assim como adaptar às mudanças e resistir à pressão, trabalhar em equipe, tomar iniciativa, ter motivação, entre diversas outras características. Isso leva times e lideres a entregarem melhores resultados, pois o engajamento, que é algo tão buscado pelas empresas, se torna natural.


O seu novo curriculo


O seu novo currículo não será mais aquele currículo que menciona se estudou o curso A, B ou C, se trabalhou na empresa A, B ou C. Claro que isso continua sendo interessante, mas o que as empresas estão mais buscando é sobre a carreira que você construiu, ou seja:


o Quem é você?

o Quais transformações você provocou pelas empresas onde passou?

o Qual foi a jornada profissional que você construiu?

o Quais desafios você assumiu?

o Que projetos você empreendeu por onde passou?


Com isso, as empresas consegue avaliar se você é um candidato com mindset de empreendedor, se é visionário, se é resiliente, se assume riscos, se é engajado, entre outras soft skills que podem ser avaliadas.



Importância das Soft Skills

Nos meus mais de 20 anos atuando nas organizações como coach e mentora observo como os problemas comportamentais afetam os resultados dos negócios e, principalmente, a relação entre as pessoas, muitas das vezes levando à demissão.


Pesquisa da Page Group Internacional mostra que 91% das pessoas são desligadas das empresas por problemas comportamentais, ou seja, não desenvolveram ao longo da sua jornada profissional suas soft skills. Ficaram muito focadas apenas nas hard skills.


Dessa minha percepção emergiu o sonho de criar um compendio de obras sobre o tema.


Em 2020 e 2021 lancei os livros Soft Skills – “Competências essenciais para os novos tempos” e “Habilidades do Futuro para o Profissional do Agora” , publicados pela Literare Books International, e reconhecidos best sellers pela revista Veja. Este ano estou lançando o livro Soft Skills Kids que é o volume 3 da série, e que tem como propósito ensinar aos pais e educadores, como desenvolver as soft skills nas crianças para termos adultos mais bem sucedidos.


Pais e educadores vivem no desejo de oferecer às crianças experiências que possibilitem o desenvolvimento e florescimento das suas habilidades de forma integral.


Sabemos que as soft skills se tornaram essenciais no complexo mundo contemporâneo. Portanto, se esse desenvolvimento envolve também, da nossa parte, uma dedicação, poderíamos nos perguntar: “será que não é tarde demais para pensarmos neste tema?” E aqui entra a beleza e a urgência desta obra: por que não começarmos na infância?


Quando chego nas organizações vejo muitas crianças. Crianças birrentas, crianças que não dividem o brinquedo, crianças mal humoradas, etc


E foi observando estes comportamentos, que tive um enorme desejo de trazer ao mercado um livro que pudesse compartilhar saberes sobre o desenvolvimento das soft skills nas crianças.


Quando desenvolvidas já na infância, as soft skills estarão muito mais presentes na vida adulta.


Então falando um pouquinho sobre como se recolocar em um mercado cada vez mais competitivo onde as soft skills, são cada vez mais valorizadas?


Abaixo vou compartilhar 3 dicas para você reconhecer as suas soft skills mais fortes e identificar as soft skills que precisa se desenvolver para se tornar cada vez mais um profissional diferenciado. Vamos lá:


Dica 1: Liste quais são suas soft e hard skills mais fortes

A autoconsciência é o seu primeiro passo. Reflita em que você é bom? Qual parte do seu currículo você tem mais orgulho? O que te torna diferente? O que as pessoas acham que você faz bem? Faça também estas perguntas às pessoas a sua volta.


Dica 2: Estabeleça onde quer chegar daqui 2, 5 e 10 anos

Estabeleça suas metas pessoais e defina o que precisa ser feito para chegar lá. Mas antes não esqueça de identificar quais fatores da sua história fazem você ser quem você é hoje. Isso fará você refletir o que realizou até aqui. A consciência nos leva às escolhas.

Dica 3: Se coloque em ação

Se mantenha focado no que estabeleceu como meta pessoal. E lembre-se, você é o protagonista da sua história. Nunca escolha estar no papel de vitima.


Você é o resultado das suas escolhas. Podemos acertar ou aprender.


Se acertar, parabéns! Comemore cada conquista, mas se errar, aprenda, afinal você é um ser humano em constante evolução.



(*) Lucedile Antunes - Idealizadora dos livros best-sellers pela revista VEJA “Soft Skills: competências essenciais para os novos tempos” e “Habilidades do Futuro para o Profissional do Agora” e do mais recente lançamento do livro “Soft Skills Kids: Como desenvolver as habilidades humanas nas crianças para se tornarem adultos bem sucedidos” publicados pela Literar Books Internacional, CEO da L. Antunes Consultoria & Coaching, uma das referências no Brasil, no desenvolvimento de Soft Skills, Palestrante, Coach e Mentora de carreira, apaixonada pela evolução das pessoas e uma entusiasta por estimular transformações através da expansão de consciência, inspirando as pessoas a assumirem seu protagonismo experimentando novas formas de agir e pensar, obtendo resultados completamente diferentes. Coautora de diversos livros e artigos sobre desenvolvimento humano e organizacional, mãe da Julia e do Raphael.


Instagram: @lucedileantunes

Linkedin: LucedileAntunes



21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Criar Alianças: Empatia e Colaboração

Dificuldade em Gerar Alianças: O Papel da Empatia e da Colaboração para o Sucesso Profissional Gerar alianças é uma habilidade essencial para o sucesso profissional. No entanto, muitas pessoas enfrent

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page