top of page
Buscar
  • Foto do escritorLucedile Antunes

Você se comunica de forma Assertiva?



Por Lucedile Antunes



Afinal o que é a comunicação assertiva

A comunicação é uma das mais importantes soft skills, pois é através dela que conseguimos expressar nossos pontos de vista, defender um propósito, vender uma ideia e gerar engajamento de todos para uma causa.


Os erros mais comuns

Nos meus trabalhos de desenvolvimento de soft skills, que são as nossas habilidades humanas e comportamentais, noto alguns erros muito comuns que quero compartilhar com vocês, para que possam identificar se estes erros estão presentes na sua forma de se comunicar.


O primeiro dele está relacionado a falta de clareza no encadeamento das ideias. Muitas pessoas, não tem clareza do propósito da sua fala, em outras palavras, elas não sabem muito bem, aonde querem chegar, e consequentemente se perdem nos seus discursos.

Notamos nos nossos políticos, que muitas vezes, não respondem claramente a um questionamento de um jornalista, fugindo da pergunta principal. A falta de clareza, muitas vezes é uma das causas.


Outro erro bastante comum é partir do principio que aquilo que está sendo dito é óbvio. Sempre digo que nem sempre o que é óbvio para mim é óbvio para o outro. Então tenha sempre isso como premissa. Pessoas que tem esta crença do óbvio, tendem a se comunicar com um certo tom de soberba e arrogância.


Outro comportamento muito presente é a comunicação violenta, que tem um tom direto, ríspido que é impulsionado por uma fala que carrega uma emoção junto, normalmente a da raiva. Portanto para se comunicar assertivamente, é fundamental reconhecermos a emoção sentida naquele momento da fala, e observando a cena compreendendo a sua necessidade, falar de forma serena e leve demonstrando o seu ponto de vista.


A nossa linguagem corporal fala mais que 1000 palavras

Você sabia que 55% da nossa comunicação é representada pela nossa linguagem corporal, ou seja, pelos nossos gestos, feições, posturas do nosso corpo, e que, 38% da nossa comunicação é representado pelo nosso tom de voz? Portanto olhar para a forma como estamos expressando e o nosso tom de voz é algo muito importante.

Eu sempre digo que a questão não é o que falamos, mas sim “como” falamos, e que existem “n” formas de se falar a mesma coisa.


A soft skill que mais impacta na nossa comunicação

Eu diria para você que a escuta empática é uma soft skill fundamental para a sua comunicação assertiva, pois empatia é a nossa capacidade de compreender a dor do outro, e em algumas situações até sentir. Ao sair da cena, e se colocar no lugar do outro, você irá compreender as suas necessidades e expectativas, que muitas vezes não estão sendo expressadas através da fala. Com isso você consegue conduzir a conversar assertivamente, propondo caminhos que muitas vezes o outro nem imaginava, e permitindo que na relação o outro pode se sentir visto, ouvido e respeitado.


Todos nós queremos nos sentir pertencentes, e uma das grandes formas para que isso aconteça é se comunicando de forma assertiva.

Esta e muitas outras soft skills, você encontra na série de livros Soft Skills.


(*) Lucedile Antunes - Idealizadora dos best-sellers “Soft Skills: competências essenciais para os novos tempos” e “Habilidades do Futuro para o Profissional do Agora” e do mais recente livro Soft Skills Kids: Como desenvolver as habilidades humanas nas crianças para se tornarem adultos bem sucedidos, Fundadora da L. Antunes Consultoria & Coaching, Especialista no desenvolvimento de Soft Skills, Palestrante, Coach e Mentora de carreira, apaixonada por apoiar pessoas a evoluírem e por estimular transformações através da expansão de consciência e inspirando a assumirem seu protagonismo experimentando novas formas de agir e pensar, obtendo resultados completamente diferentes. Coautora de diversos livros e artigos sobre desenvolvimento humano e organizacional


Instagram: @lucedileantunes

Linkedin: LucedileAntunes


67 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Criar Alianças: Empatia e Colaboração

Dificuldade em Gerar Alianças: O Papel da Empatia e da Colaboração para o Sucesso Profissional Gerar alianças é uma habilidade essencial para o sucesso profissional. No entanto, muitas pessoas enfrent

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page