top of page
Buscar
  • Foto do escritorLucedile Antunes

Entenda quais são as softs skills para quem tem 50+ e quer retornar ao mercado de trabalho



Lucedile Antunes, especialista na área e idealizadora de uma série de livros sobre o tema, explica as habilidades importantes para a atualidade

 

O Brasil terá a sexta maior população com mais de 60 anos no mundo até 2050. Com a longevidade cada vez mais presente, surge também a questão da continuidade no mercado de trabalho. A chamada economia prateada movimenta anualmente no país 1,7 trilhão de reais. Esse mercado é formado também por pessoas com 50+ e parte delas estão ou pretendem voltar ao mercado de trabalho.

De acordo com uma pesquisa da empresa Ernst & Young e a agência Maturi de 2022, realizada em quase 200 empresas no país, mostrou que a maioria delas tem de 6% a 10% de pessoas com mais de 50 anos em seu quadro funcional. Diante do cenário, o que é importante para uma pessoa 50+ se manter ou voltar ao mercado de trabalho?

Lucedile Antunes, especialista em desenvolvimento humano, idealizadora da série soft skills reconhecida como best seller pela revista Veja, explica que o comportamento é crucial para o desenvolvimento de uma carreira e também para a manutenção de um trabalho. "Uma frase que mostra bem o cenário atual do mercado de trabalho é: as pessoas são contratadas pelas competencias técnicas, mas são demitidas pelos seus comportamentos". Segundo a especialista, esse ponto é acentuado também pelas mudanças rápidas e constantes que o  mercado vive e por isso, quem tem 50+ e deseja voltar ou até quer continuar trabalhando, precisa se aprimorar.

A autora de diversos artigos sobre o tema Pessoas e Organizações e também idealizadora da série de livros sobre soft skills, explica o que é preciso aprimorar na prática:

1 - Adaptabilidade

A adaptabilidade emerge como uma das principais soft skills para profissionais com mais de 50 anos independentemente da carreira. "A capacidade de se ajustar a novas tecnologias, ambientes de trabalho e métodos de colaboração é indispensável em qualquer área", explica Lucedile. Para ela, a disposição para aprender e se adaptar diz muito se a pessoa tem resiliência e determinação, o que também é fundamental.

2- Comunicação

A comunicação eficaz é um ponto indispensável para os 50+. Para expressar ideias de forma clara é preciso ter uma habilidade que a maturidade pode trazer, dependendo da pessoa. Lucedile explica que esse ponto é fundamental. "Saber transmitir o que se está pensando de forma construtiva conta e muito para qualquer ambiente de trabalho".

3 - Empatia

Na lista das soft skills não pode faltar a empatia. Com um histórico diversificado de interações pessoais e profissionais, as pessoas com 50+ podem usar suas experiências para fazer uma leitura mais profunda das necessidades e perspectivas dos outros. "A capacidade de se colocar no lugar do outro e trabalhar efetivamente em equipe é uma habilidade necessária em qualquer ambiente de trabalho colaborativo", reforça a especialista.

Lucedile finaliza lembrando que, com as soft skills, o profissional 50+ acentua uma habilidade que profissionais novos não tem. "Pessoas mais experientes podem carregar uma sabedoria com base nas suas experiências e isso pode mudar muita coisa, inclusive tornar o ambiente mais leve e até mais assertivo, já que a pessoa tem esse olhar mais elaborado para os problemas que surgem no cotidiano do trabalho. Se somar as soft skills no perfil desse profissional, a tendência é que ele se destaque independentemente da idade".


Sobre Lucedile Antunes: Ela é uma das referências no Brasil no desenvolvimento de soft skills. Autora de mais de 10 livros e diversos artigos sobre o tema Pessoas e Organizações. Idealizadora da série soft Skills, reconhecida como best-sellers pela revista VEJA. Consultora de gestão de pessoas, Coach com reconhecimento pela International Coach Federation (ICF) e interventora da Human Code na ferramenta de mapeamento humano. Palestrante, escritora e mentora Sou mentora, palestrante e uma engenheira de pessoas, fundadora da L. Antunes Consultoria & Coaching, idealizada com a missão de desenvolver pessoas e empresas, visando potencializar resultados pessoais e profissionais.

 

2 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page