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  • Foto do escritorLucedile Antunes

Aprendendo com os erros

Atualizado: 25 de jan. de 2020


Não há nada mais patético do que fazer nosso trabalho da mesma maneira, dia após dia, e esperar resultados diferentes.


Temos que aprender novas, melhores e diferentes maneiras de executar nossas tarefas.

Desde cedo, somos programados para achar que errar, é ruim. Essa crença impede que a organização aprenda com os seus erros.


A sabedoria de aprender com o erro tem um alto valor agregado para os sistemas de gestão.


A maioria dos executivos e suas lideranças, com quem convivo nos meus projetos de consultoria, acham que errar é ruim (é claro!) e que aprender com os erros é algo bastante simples: bastaria pedir aos outros que refletissem sobre o que fizeram de errado e incentivá-los a evitar erros semelhantes no futuro, de ferramentas de ações corretivas, preparando um relatório sobre os desvios e, em seguida, comunicar por toda a organização.


Errar nem sempre é ruim. Na vida organizacional, às vezes é ruim, às vezes inevitável e, às vezes, até bom. Observo que a maioria das empresas não tem o conhecimento adequado principalmente sobre ferramentas de investigação de causas, e muitas vezes acabam estabelecendo apenas ações imediatas, que são paliativas, acreditando que estão fazendo ações corretivas. Com muita frequência eu encontro como resultado superficial da investigação de causas raízes: (“Os procedimentos não foram seguidos”) ou (“O mercado não estava pronto para nossa espetacular novidade”) ou (“Falta de treinamentos, para um colaborador que já executa determinada atividade a anos”).


Nem todo erro é igual, portanto, a organização deve fazer uma análise mais

aprofundada das efetivas causas e do contexto de erros, incluindo reincidências e impactos dos erros identificados, permitindo desta forma evitar o famoso “jogo de buscar culpados”, elevando a maturidade da cultura de “aprender com os erros”.

Mas para que isso aconteça, o exemplo tem que começar no topo da hierarquia. Os líderes tem o papel de criar um ambiente favorável para que as pessoas se sintam responsáveis por expor e aprender com os erros.


Grande Abraço!


Lucedile Antunes é Consultora organizacional em “Processos” e “Pessoas”, Escritora, Coach e Palestrante. Contatos: (11) 98424-9669 lucedile@lantunesconsultoria.com.br

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