top of page
Buscar
  • Foto do escritorLucedile Antunes

Como desenvolver as suas soft skills




Nos meus mais de 20 anos atuando nas organizações como consultora, coach e mentora, observo como os problemas comportamentais afetam os resultados dos negócios e, principalmente, a relação entre as pessoas, muitas das vezes levando à demissão.

Portanto muitas pessoas são demitidas por não terem resiliência, empática, capacidade de liderar, de inspirar, de engajar e até mesmo de se comunicar de forma assertiva. Estas são as chamadas soft skills.

Mas afinal o que são as soft e hard skills? São nossas competências socioemocionais, e as hard skills são a nossa formação, cursos que fizemos, nossa experiência e bagagem profissional.

Pesquisa da Page Group Internacional mostra que 91% das pessoas são desligadas das empresas, por problemas comportamentais, ou seja, não desenvolveram ao longo da sua jornada profissional suas soft skills. Ficaram muito focadas apenas nas hard skils.

Dessa minha percepção, emergiu o sonho de criar uma obra, que reunisse profissionais c-levels com as mais diversas bagagens, para juntos, trazermos contribuições importantes para você.

No Best Seller eleito pela revista Veja em dezembro/2020 - Soft Skills – Competências Essenciais para os novos Tempos – Literare Books, eu selecionei as 33 softs skills mais buscadas pelas empresas nos profissionais do agora. Então como se destacar num mercado cada vez mais competitivo onde as soft skills, são cada vez mais valorizadas?


1-Liste quais são suas soft e hard skills melhores


A autoconsciência leva à escolhas de direcionamento do aprendizado contínuo mais assertivas. Então reflita: Qual parte do seu currículo você tem mais orgulho?


2 – Estabeleça onde quer chegar daqui 2, 5 e 10 anos


Estabeleça suas metas pessoais e defina o que precisa ser feito para chegar lá. Mas antes não esqueça de identificar quais fatores da sua história fazem você ser quem você é hoje. Isso fará você refletir o que realizou até aqui. A consciência nos leva à escolhas.

3- Se coloque em ação


Se mantenha focado no que estabeleceu como meta pessoal.


E lembre-se, você é o protagonista da sua história. Nunca escolha estar no papel de vitima.


Tudo que colocamos foco nós realizamos. Nunca se esqueça disso.


E para finalizar, não deixe a vida te levar, que nem dizia nosso querido cantor Zeca Pagodinho.


Você é o resultado das suas escolhas.


Se você acertar: ótimo. Parabéns! Comemore cada conquista, mas se você errar, tudo bem também, afinal você é um ser humano em constante evolução. Portanto não se puna, e sim tire aprendizados, para os passos seguintes.


Grande abraço!

Lucedile Antunes mãe da Julia e do Raphael, Palestrante, Coach e Consultora em gestão empresarial, especialista no desenvolvimento de soft skills, apaixonada pela evolução das pessoas e pioneira na utilização de ferramentas que mapeiam com precisão a essência do comportamento humano, elevando projetos e pessoas a outros patamares de maturidade. Autora do Best Seller Soft Skills - Competências Essenciais para os Novos Tempos - Literare Books Internacional.


Contatos: (11) 98424-9669 | lucedile@lantunesconsultoria.com.br

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page