Buscar
  • Lucedile Antunes

O caminho da Excelência em Gestão

Neste artigo vou compartilhar com vocês um pouquinho da minha experiência como consultora, criando e reinventando sistemas de gestão.


Boa Leitura!


Uma organização que está em busca da excelência da gestão passa por etapas e diferentes níveis de maturidade das suas práticas de gestão. O caminho em busca da excelência apresenta marcos relevantes, que definem os estágios de maturidade para o sistema de gestão da organização.


Nos meus projetos eu gosto de usar a matriz de maturidade que faz uma correlação com as fases da vida.













Vamos entender cada fase da maturidade:


M1: Bebe

O bebe depende de tudo, para comer, para limpar a fralda, para tomar banho.

Um sistema de gestão “bebe”, é aquele sistema onde tudo só acontece se alguém cobrar ou até mesmo fazer no lugar dos outros, o que é um grande erro.

Consequentemente ninguém na organização enxerga benefícios e valor agregado neste tipo de prática de gestão. Costumamos dizer que a organização tem um sistema de gestão “para inglês ver”.


M2: Criança

Já a criança é menos dependente, já anda, fala, expressa suas vontades, toma banho e come sozinha, entretanto, precisa de um adulto por perto para supervisionar muitas de suas rotinas.

Um sistema de gestão “criança”, é aquele sistema onde as pessoas na organização sabem o que deve ser feito em termos de rotinas dos seus processos, mas não tem consciência do impacto que podem causar, quando não cumprem suas entregas para as outras áreas.

Consequentemente são sistemas de gestão que foram estruturados para atendimento de rotinas mínimas, onde foram olhados e considerados apenas os requisitos do processo da área, e não a inter-relação entre as áreas.


M3: Adolescente

O adolescente tem plena consciência do que tem que ser feito, entretanto, muitas vezes, falta a ele a maturidade na tomada de decisões.

Um sistema de gestão “adolescente”, é um sistema que já está focado nas necessidades e expectativas das partes interessadas, está uma franca evolução, tem bons indicadores e já percebe melhorias nos seus resultados.


M4: Adulto

O adulto tem a maturidade necessária para tomar suas decisões, já viveu uma grande jornada, e sabe aprender com seus erros e acertos.

Um sistema de gestão “adulto”, foi desenvolvido com foco na eficácia e eficiência dos processos, preocupando-se em atender as necessidades e expectativas dos clientes internos, gerenciando riscos e oportunidades. As pessoas na organização são conscientes da importância das suas atividades, e de como elas podem contribuir para alcançar os resultados da organização. A alta direção é bastante envolvida e enxerga os benefícios e resultados de ter um sistema de gestão bem implantado. Todos estão alinhados com os propósitos.


Grande Abraço


Lucedile Antunes é Consultora organizacional em “Processos” e “Pessoas”, Escritora, Coach e Palestrante. Contatos: (11) 98424-9669 lucedile@lantunesconsultoria.com.br

5 visualizações

CONTATO

Telefone

(11) 98424-9669

E-mail

lucedile@lantunesconsultoria.com.br

2019 L.Antunes Consultoria - Todos os direitos reservados

ATUAL   LOGOTIPO L ANTUNES 2017  alta.pn