Buscar
  • Lucedile Antunes

Pessoas: Desenvolver & Compartilhar Conhecimentos & Reconhecer

Atualizado: Jan 25


Este é um tema que sou apaixonada e gosto muito de falar.


Porque a gestão de pessoas é tão importante dentro de uma organização?


Resposta: Pelo simples fato de que os negócios são feitos de pessoas e estas são o maior patrimônio de uma organização.


Portanto, não basta estruturarmos apenas processos eficientes, pois dependemos das pessoas para operar.


Desta forma nasce a importante necessidade das empresas desenvolverem as pessoas nas competências técnicas e principalmente comportamentais e de liderança, para terem equipes de alto desempenho, com o objetivo de apoiar o crescimento da organização e suas estratégias.


Como Coach eu aplico nos meus projetos diversas ferramentas do “coaching”, que é uma parceria entre o Coach (profissional acreditado para entregar o processo de coaching) e o Coachee (pessoa que passará pelo processo de coaching), onde trabalhamos comportamentos que irão elevar a performance do profissional dentro da organização, maximizando o seu potencial pessoal e profissional, na busca do alcance dos seus objetivos e metas, por meio do desenvolvimento de novos e mais efetivos comportamentos.


Em complementação a este trabalho, vem os programas de “Mentoring”, que visam o compartilhamento de conhecimentos e experiências, principalmente internos à organização, valorizando desta forma, as pessoas e também a replicação dos conhecimentos.

Você já parou para pensar quanto conhecimento técnico a sua equipe possui?


Muito, não é mesmo? E que muitas vezes, fica retido apenas nas pessoas. Para facilitar este compartilhamento, que entram estes programas de mentoring, onde se define que conhecimentos, determinado (s) colaborador (es) possuem e podem compartilhar.

É através destas práticas, que se extrai valiosos conhecimentos.


O compartilhamento é a ferramenta mais poderosa para o sucesso na implantação de um sistema de gestão. O poder e o impacto da comunicação não podem ser subestimados, pois as pessoas têm sempre coisas valiosas para compartilharem.

Portanto, encorajar as pessoas para que busquem sempre as melhores soluções para os desafios e dificuldades que surgem no dia a dia de um sistema de gestão e compartilhem, é a chave do sucesso.


Claro que tão importante quanto compartilhar, é colocar os aprendizados em prática, retroalimentando os procedimentos do seu sistema de gestão.

Reconhecer a dedicação e o desempenho e comemorar, é sem duvida um constante impulsionador de um sistema de gestão.


Percebo nos meus trabalhos de coaching e desenvolvimento de pessoas, que uma das coisas que mais o colaborador espera da empresa, é o reconhecimento. É o seu “muito obrigado”. Isso motiva as pessoas no dia a dia do seu trabalho, e muitas vezes vale mais do que um aumento salarial.


Comemorar as conquistas consolida as vitórias.


Em resumo, o que fará um sistema de gestão em constante evolução e amadurecimento será a prática de ouvir e aprender, agir, reconhecer e compartilhar, para que todos direcionem seus esforços para um o mesmo direcionamento estratégico.


Portanto, sugiro que criem na sua empresa encontros periódicos, preferencialmente com menos formalidade (ex: happy hours), para troca de experiências e geração de ideias e melhores práticas. Esta rotina fará toda a diferença na sua gestão.


Grande Abraço!


Lucedile Antunes é Consultora organizacional em “Processos” e “Pessoas”, Escritora, Coach e Palestrante. Contatos: (11) 98424-9669 lucedile@lantunesconsultoria.com.br

3 visualizações

CONTATO

Telefone

(11) 98424-9669

E-mail

lucedile@lantunesconsultoria.com.br

2019 L.Antunes Consultoria - Todos os direitos reservados

ATUAL   LOGOTIPO L ANTUNES 2017  alta.pn