top of page
Buscar
  • Foto do escritorLucedile Antunes

Recolocação no Mercado de Trabalho

Atualizado: 19 de abr. de 2021


Especialista tira dúvidas

Você já pensou o que pode te diferenciar dos demais candidatos na hora de se recolocar?


Então a primeira reflexão que eu recomendo você fazer, é sobre como está a diversidade da sua rede de relacionamentos.


Faça uma lista relacionando as 10 pessoas que são mais próximas do seu relacionamento e que você confia.

Após fazer esta reflexão, pode ser que você conclua que sua rede de relacionamentos é composta de pessoas muito iguais a você, provavelmente porque é muito cômodo para nós lidar com pessoas que pensam igual a nós, então por consequência, atraímos pessoas iguais a nós. Se você identificar que isto está acontecendo, eu recomendo que você procure conhecer e se relacionar com pessoas diferentes. Isso te fará sair da zona de conforto, abrirá a visão para se reinventar, praticar a empatia, compreender outros pontos de vista, aprender coisas novas, e por aí vai.


Olha só quantas soft skils você poderá desenvolver com uma rede de relacionamentos com mais diversidade.


E o que são soft skills? São as habilidades sócio emocionais. Mas afinal, por que as soft skills são tão importantes?

Porque elas estão relacionadas às nossas habilidades de se relacionar, de interagir com o outro. Quando temos estas habilidades comportamentais bem desenvolvidas, conseguimos por exemplo: vender muito melhor as nossas ideias, nos comunicar com clareza, gerenciar nossas emoções quando praticamos a empatia, sermos resilientes quando temos a capacidade de lidar com problemas, superar obstáculos, adaptarmos as mudanças e resistirmos à pressão, trabalhar em equipe, termos iniciativa e motivação, entre diversas outras características. Isso leva times e lideres, a entregarem melhores resultados, pois o engajamento, que é algo tão buscado pelas empresas, se torna natural.


Outro grande diferencial a partir de agora é o aprendizado continuo, também conhecido como: Lifelong Learning. Você não deve ficar mais esperando que a empresa desenhe um plano de carreira para você. Agora você passa a ser o protagonista da sua carreira, seja autodidata, aprenda todos os dias um pouco e de assuntos diversos, se de fato quer ser um candidato que as empresas buscam.


O seu novo currículo não será mais se estudou o curso A ou B. Claro que isso continua sendo interessante, mas o que mais o recrutador quer saber, é sobre a carreira que você construiu, ou seja:


o O que você realizou?

o Que transformações você provocou pelas empresas onde passou?

o Qual foi a jornada que você construiu?

o Quais desafios você assumiu?

o Que projetos realizou | empreendeu na sua jornada profissional?


Com isso, o recrutador consegue avaliar se você é um candidado com mindset de empreendedor, se é visionário, se é resiliente, se assume riscos, se é engajado, entre diversas outras soft skills que podem ser avaliadas.


Portanto, seja um “autodidata” sempre. Lembre-se: “O que te trouxe até aqui, não necessariamente te levará daqui em diante”


Gosto muito do futurista americano Alvin Tofler. Ele diz: “O analfabeto do século 21 não é aquele que não sabe ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender à desaprender, para reaprender”.


Podemos fazer uma analogia com um APP de celular. Temos que fazer atualizações constantes para corrigir bugs e trazer novas funcionalidades. A vida agora se tornou uma atualização constante.


Se você não se atualizar estará fora do mercado em pouco tempo.


Veja, só receber ou participar de treinamentos não é garantia de conhecimento, 90% dos cursos on line não são concluídos pelas pessoas que adquiriram, 60% das pessoas compram e nem chegam a fazer o curso adquirido.

Aprendizado = são os conhecimentos colocados em prática


Com o avanço da medicina, a expectativa de vida é de vivermos próximo de 100 anos. Teremos de 6 a 8 carreiras ao longo da jornada profissional, daqui a 5 anos muitas profissões deixarão de existir, principalmente como avanço da inteligência artificial, 80% do que você aprendeu no 1º ano da faculdade, estará desatualizado quando você se formar.

Por isso a importância do aprendizado contínuo.


A informação está disponível. Digo que a maior universidade do mundo se chama Google. Nele você pode pesquisar algo em qualquer país do mundo.


Nos meus mais de 20 anos atuando nas organizações como consultora, coach e mentora, observo como os problemas comportamentais afetam os resultados dos negócios e, principalmente, a relação entre as pessoas, muitas das vezes levando à demissão.

Pesquisa da Page Group Internacional mostra que 91% das pessoas são desligadas das empresas, por problemas comportamentais, ou seja, não desenvolveram ao longo da sua jornada profissional suas soft skills. Ficaram muito focadas apenas nas hard skils.

Dessa minha percepção, emergiu o sonho de criar uma obra, que reunisse profissionais c-levels com as mais diversas bagagens, para juntos, trazermos contribuições importantes para você.

No Best Seller eleito pela revista Veja em dezembro/2020 - Soft Skills – Competências Essenciais para os novos Tempos – Literare Books, eu selecionei as 33 softs skills mais buscadas pelas empresas nos profissionais do agora.

Então como se recolocar num mercado cada vez mais competitivo onde as soft skills, são cada vez mais valorizadas?


1-Liste quais são suas soft e hard skills melhores

A autoconsciência leva à escolhas de direcionamento do aprendizado contínuo mais assertivas. Então reflita: Qual parte do seu currículo você tem mais orgulho?

2 – Estabeleça onde quer chegar daqui 2, 5 e 10 anos

Estabeleça suas metas pessoais e defina o que precisa ser feito para chegar lá. Mas antes não esqueça de identificar quais fatores da sua história fazem você ser quem você é hoje. Isso fará você refletir o que realizou até aqui. A consciência nos leva à escolhas.

3- Se coloque em ação

Se mantenha focado no que estabeleceu como meta pessoal.


E lembre-se, você é o protagonista da sua história. Nunca escolha estar no papel de vitima.


E para finalizar, não deixe a vida te levar, que nem dizia nosso querido cantor Zeca Pagodinho.


Você é o resultado das suas escolhas. Se acertar: ótimo. Parabéns! Comemore cada conquista, mas se errar, tudo bem também, afinal você é um ser humano em constante evolução. Portanto não se puna, e sim tire aprendizados, para os passos seguintes.


Com carinho

Lucedile Antunes mãe da Julia e do Raphael, Palestrante, Coach e Consultora em gestão empresarial, especialista no desenvolvimento de soft skills, apaixonada pela evolução das pessoas e pioneira na utilização de ferramentas que mapeiam com precisão a essência do comportamento humano, elevando projetos e pessoas a outros patamares de maturidade. Autora do Best Seller Soft Skills - Competências Essenciais para os Novos Tempos - Literare Books Internacional.


Contatos: (11) 98424-9669 | lucedile@lantunesconsultoria.com.br




24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page