Buscar
  • Lucedile Antunes

Tendencias para o RH em 2021

Atualizado: Abr 19

Por conta da pandemia e outras necessidades originadas principalmente por um mundo em constante transformação, a área de RH necessita passar por um processo de reinvenção. É um movimento necessário e sem volta. Recentemente foi publicada a pesquisa conduzida com 13 renomados especialistas da revista Forbes, e neste artigo eu vou compartilhar com você as principais tendências de gestão de pessoas para a área de recursos humanos para 2021.


Maior foco na diversidade e inclusão O assunto não é novo, mas a lente dos profissionais de RH exigirá novas ideias e estratégias com um olhar mais profundo para este tema. Quando se tem diversidade no time, as experiências de cada um se somam.


Mais enfase na aprendizagem continua Os colaboradores devem ser autodidatas eternos, construindo sua jornada do aprendizado continuo. Portanto o lifelong learning será uma prioridade constante. Eu sempre digo que o Google é a maior universidade do mundo. A qualquer momento podemos aprender algo novo. Basta querer e ter disciplina, e o RH tem o papel de estimular a busca constante por conhecimento.


Cuidar das pessoas e coloca-las em primeiro lugar, sendo um forte canal de escuta empática.


Sistemas de tecnologia, onde todos os colaboradores devem estar bem equipados para a nova realidade do home office.


Benefícios personalizados

Os planos de saúde serão desenhados e customizados para atender as necessidades de cada colaborador visando atender as suas necessidades.


Gerar a melhor experiência para o colaborador

É preciso entender o que motiva a produtividade, permitir flexibilidade e entender que processos de trabalho tradicionais não fazem mais sentido.

Questões sociais

Questões como as injustiças raciais e as desigualdades que nos cercam, deverão resultar em iniciativas de diversidade e inclusão.

Contratação de pessoas cada vez mais alinhadas com a cultura, através de processos seletivos cada vez mais assertivos será fundamental.

Foco na saúde mental e o bem-estar emocional

Cada vez mais as empresas deverão desenvolver práticas internas que proporcionem um ambiente de trabalho saudável e relações humanizada.


A L. Antunes Consultoria & Coaching sempre se antecipando as grandes tendências lançou neste mês o seu mais NOVO CURSO: “Como implantar um RH Humanizado” alinhado com estas e outras grandes tendências.


Neste curso e também nos projetos de consultoria, são abordadas formas de criar a melhor experiência ao colaborador e recrutamentos assertivos, assegurando um processo eficiente de embarque na cultura da empresa (onboarding) e também garantindo processos de saída humanizados (offboarding), entre outros temas super relevantes.


Sabemos que muitas empresas tem um RH, mas no fundo é uma área com rotinas de Departamento Pessoal.


Cada vez mais os principais dirigentes das empresas estão enxergando que investir no desenvolvimento das pessoas é o grande diferencial para ser uma empresa competitiva, afinal quando se tem um time engajado, lideres humanos que inspiram pelo exemplo, isso gera uma grande motivação em busca dos resultados.


A pesquisa completa poderá ser acessada: www.forbes.com/sites/forbeshumanresoursescouncil/2020



Lucedile Antunes mãe da Julia e do Raphael, Palestrante, Coach e Consultora em gestão empresarial, especialista no desenvolvimento de soft skills, apaixonada pela evolução das pessoas e pioneira na utilização de ferramentas que mapeiam com precisão a essência do comportamento humano, elevando projetos e pessoas a outros patamares de maturidade. Autora do Best Seller Soft Skills - Competências Essenciais para os Novos Tempos - Literare Books Internacional.


Contatos: (11) 98424-9669 | lucedile@lantunesconsultoria.com.br

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo